Isolamento acústico é algo desejado por todos, seja para se manter privado dos barulhos lá de fora e desfrutar da paz do silêncio ou para poder fazer barulho a vontade sem incomodar a vizinhança, ou para os dois, claro.
Muitas pessoas têm dúvidas acerca de quais são os melhores materiais para se fazer o isolamento acústico da casa, entre estes materiais está o vidro.
O vidro é um elemento presente em praticamente todas as casas, seja em portas ou janelas, é muito difícil se ver uma casa que não tenha vidro em sua estrutura.
E isso implica na necessidade de um vidro que promova isolamento acústico, pois não basta a casa toda ser preparada para ser isolada e o vidro não.
Por isso, vamos aqui esclarecer suas dúvidas acerca dos vidros e do isolamento acústico.
Como funciona o isolamento acústico do vidro?
O primeiro deles é a lei da massa, de acordo com ela, quanto menor a massa de um elemento, mais ruído passará por ele. Ou seja, quanto mais grosso o vidro for, mais eficiente ele será em conter o som que vem do ambiente externo.
Essa lei se aplica a vidros monolíticos, para vidros laminados a regra é outra: o vidro com menor espessura desempenha melhor isolamento acústico do que o de maior espessura.
Também pode-se falar de frequência, que é a quantidade de vibrações por segundo emitida pela onda sonora. E por fim, a reflexão que é o fator de a onda ao atingir o vidro ter uma parte absorvida, uma parte refletida e o resto dessas duas partes ser o som que atravessa o vidro.
É importante mencionar que a superfície lisa e dura do vidro colabora para o isolamento porque rejeita automaticamente parte do som.
Opções de vidro para isolamento acústico
-
- Vidro laminado
O vidro laminado é feito com duas camadas de vidro “recheadas” com EVA, PVB e resina. O poder de isolamento desse vidro vem da sua camada interna.
Por isso, caso você queira um vidro muito isolante, é possível personalizar um com mais PVB, por exemplo.
Também é possível usar mais de duas camadas de vidro, fazendo um vidro triplo ou quádruplo.
-
- Vidro duplo
Também conhecido como vidro insulado, ele é composto por duas camadas de vidro com uma câmara do gás argônio entre às duas lâminas de vidro.
Essa câmara de gás atua com um efeito massa-mola, ou seja, ela transfere o som de uma lâmina para outra em sequência, reduzindo o ruído.
Caso queira potencializar o efeito deste vidro, é só aplicar placas de espessura diferente, assim elas não vibração em resposta a outra, aumentando a capacidade de isolamento.
Conclusão
Ambas maneiras de se usar o vidro produzem um bom resultado, basta você escolher um vidro de qualidade. E aqui na Prismatic você encontra os melhores vidros do mercado por um ótimo valor, conheça nossos produtos e faça já o seu orçamento.