O isolamento térmico para telhado é muito utilizado em épocas de muito frio ou muito calor, para que a temperatura se mantenha estável e que isso ocorra naturalmente. Ele ajuda o ambiente a continuar com a temperatura agradável e deixa o espaço mais confortável para os usuários e moradores.
Conheça os seus benefícios e veja como funciona!
O que é o isolamento térmico para telhado?
Trata-se do conjunto de um produto para manter a temperatura do ambiente estável. Em períodos de frio, o isolamento térmico do telhado consegue reter o calor no ambiente e manter a temperatura interna mais agradável.
Já em épocas de calor, o isolamento consegue fazer com que o ar fresco do interior permaneça. Por isso, o isolamento também garante a economia de energia com ar condicionado ou aquecedores.
A sua importância ficou ainda maior recentemente devido às mudanças climáticas pelo mundo. Por isso, o seu uso promove bem-estar e qualidade de vida, conseguindo amenizar até mesmo quadros de rinite e sinusite, por exemplo.
O modelo também é sustentável. Já que a necessidade de uso de ar condicionado e aquecedor diminui, e às vezes torna-se desnecessária, o gasto energético fica menor, garantindo maior sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
O isolamento também controla a umidade e diminui a probabilidade de aparecimento de ácaros, fungos e bolor nos ambientes.
Tipos e como funciona?
O isolamento térmico para telhado mais comum é o que utiliza manta térmica. Mas há outros tipos no mercado. Entre os materiais utilizados, há a lã de vidro, utilizada em telhas e paredes de drywall e garante alta resistência e condução térmica.
A manta térmica, quando instalada entre a madeira e a telha, torna-se uma camada a mais de proteção e impede a entrada de raios solares.
Há também a lã de rocha utilizada para o isolamento térmico de paredes. Ela é feita com fibras de rochas vulcânicas e também serve como isolante acústico. A lã de poliéster é uma das mais versáteis e pode ser utilizada em fachadas, forros, contra pisos, paredes e mais. Ela é feita com reciclagem de garrafas PET e, por isso, é uma opção sustentável.
Outra alternativa é a manta de fibra cerâmica é feita com sílica e alumina. É mais utilizada em indústrias, embora também possa ter uso residencial. Há ainda a opção de hidrossilicato de cálcio, utilizado para dutos e tubulações de indústrias.
Ao estabilizar a temperatura do ambiente, o isolamento evita as trocas de calor entre ambientes internos e externos.
Instalação
Apesar da instalação não ser demorada e ser simples, é recomendada a contratação de mão de obra especializada para que o serviço seja feito com segurança e para que todos os benefícios possam ser aproveitados. Um profissional qualificado também poderá indicar a melhor opção segundo a necessidade de cada caso.
Resumidamente, o isolamento térmico, que pode ser feito de várias maneiras, mas principalmente com o uso de mantas no telhado, oferece mais conforto ao morador. Por isso, é indicado para regiões com temperaturas extremas.
Assim como o isolamento térmico, é importante ficar atento ao isolamento acústico também. Veja quais vidros são os mais indicados!