O preço de um bem ou serviço é determinado por uma série de fatores.
Isso é um fundamento básico da economia moderna.
A oferta costuma ser um dos mais relevantes; se há pouco daquele item ou serviço no mercado, seu preço será naturalmente elevado.
Na maior parte dos casos, no entanto, o preço final não é determinado por apenas um fator, mas sim uma série deles.
Tomemos o vidro como exemplo.
A maior parte das pessoas conhece e tem acesso a esse material. Sendo assim, é possível dizer que ele não é um material extremamente raro, de difícil aquisição, que está ao alcance de alguns poucos abastados.
Ele não é, também, algo novo; trata-se de um material milenar, cujo processo produtivo já é amplamente conhecido.
Ainda assim, ele registrou um aumento de mais de 40% nos últimos anos.
Motivados por essa aparente incongruência, preparamos um texto no qual tentaremos analisar os fatores que ocasionaram tal aumento.
FATORES QUE CAUSARAM ESSE AUMENTO
A maior parte das pessoas sabe que o preço dos combustíveis tem variado bastante e que há uma certa dificuldade de abastecimento — a greve dos caminhoneiros em 2018 não irá sair tão cedo da memória do brasileiro.
Elas também sabem que o valor do dólar tem oscilado consideravelmente.
Poucas, contudo, sabem que tais fatores, quando combinados a outros, como por exemplo aumento das exportações, escassez de matéria-prima e baixo volume de reciclagem, são os “vilões” por trás do aumento no preço do vidro.
O QUE ESPERAR NO FUTURO PRÓXIMO?
É difícil prever com clareza os rumos que o preço desse insumo irão tomar; no ano de 2018, por exemplo, os sucessivos aumentos pegaram o mercado de surpresa.
Contudo, ainda que seja difícil prever com certeza qual será o valor desse material, é altamente provável que o seu preço fique relativamente estável no futuro próximo.
Vale ressaltar, ainda, que apesar de não termos controle sobre certos fatores que impulsionaram essa aumento, tal qual o preço dos combustíveis ou do dólar, por exemplo, há algumas ações que podemos tomar para ajudar a situação a se normalizar, como reciclar e reaproveitar itens de vidro sempre que possível.
PRECISA DE AJUDA? CONTE CONOSCO!
Se você está querendo adquirir estruturas de vidro para sua obra, tal qual telhas, blocos, cobogós, cubas e afins, entre em contato conosco e descubra não apenas a ampla seleção de produtos que temos à disposição de nossos clientes, mas também o excelente custo-benefício de nossos produtos.