Cores claras, como o branco, por exemplo, conseguem refletir parcialmente a luz.
Cores escuras, como o preto, absorvem parte da luz.
Assim, podemos inferir que telhados de cor clara são capazes de refletir parcialmente a luz solar que recebem, ajudando a deixar o ambiente interno mais fresco; telhados escuros, por outros lados, absorvem luz, deixando o ambiente mais quente.
Isso é algo amplamente conhecido e aplicado no setor da construção civil; trata-se de uma tática bastante interessante, que tem sido utilizada há décadas para criar ambientes mais agradáveis e com temperaturas bem regulada.
O problema é que essa técnica funciona apenas parcialmente; se você optar por uma cor de telhado, terá os benefícios inerentes da mesma, mas deixará de ter os benefícios da outra.Colocando em termos práticos, quem escolher uma cor clara para o telhado terá um ambiente mais fresco no verão, mas que fica gelado no inverno; os de cor escura terão um ambiente quente no inverno, mas ainda mais quente no verão.
Para sanar esse problema, eis que surge o telhado inteligente.
O QUE, EXATAMENTE, É O TELHADO INTELIGENTE?
Dá-se o nome de telhado inteligente a um tipo de cobertura desenvolvida por engenheiros norte americanos. Segundo eles, seu telhado age como um termômetro, lendo o ambiente e ajustando suas propriedades de acordo com a temperatura almejada.
Na prática, isso quer dizer que ele é capaz de alternar entre reflexão ou absorção de luz para regular a temperatura interna de um ambiente.
QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?
O grande benefício desse tipo de telhado é o fato de que ele irá nos ajudar a maximizar os recursos que temos à nossa disposição; no verão, ele será regulado para refletir a luz solar e manter o ambiente interno fresco, o que reduzirá a necessidade de utilizar o ar-condicionado; no inverno, ele irá absorver mais calor, aquecendo o interior da residência, melhorando seu conforto e diminuindo eventuais gastos com aquecimento.
COMO ELE FUNCIONA?
O telhado inteligente é fabricado a partir de óleo de cozinha usado.
Sim, você leu corretamente: óleo de cozinha usado.
Obviamente, esse óleo não é utilizado em sua forma bruta; isso apenas aumentaria o risco de incêndio na casa. Antes, ele é trabalhado e transformado em um polímero liquido que endurece após a aplicação — nessa fase são adicionados também alguns outros ingredientes que ajudam a controlar os níveis de luz infravermelha.
ONDE ADQUIRIR ESSE TIPO DE TELHADO?
Infelizmente o telhado inteligente ainda está em fase de desenvolvimento; os engenheiros responsáveis pelo projeto esperam tê-lo pronto para comercialização em cerca de 3 anos. Segundo eles, um dos maiores desafios tem sido compreender a durabilidade desse material quando aplicado ao telhado. É possível que ele tenha de ser usado em conjunto com alguma telha translúcida, como a de vidro vendida pela Prismatic, por exemplo, para ter maior durabilidade.