Há diferentes tipos de vidros utilizados na construção. Afinal, esse material está presente em várias áreas e, em cada uma delas, requer um tipo de eficiência. Nas janelas, por exemplo, muitas vezes espera-se que o vidro tenha isolamento acústico. Já nas telhas, o objetivo principal é que ele seja resistente e permita a entrada da luz solar.
Com tantas demandas e sabendo da importância da utilização desse material na construção civil, vários tipos de vidros foram sendo desenvolvidos, de forma que atendam às mais variadas necessidades. Afinal, é preciso não apenas pensar em isolamento térmico e acústico, mas também em segurança do morador e em segurança patrimonial.
Conheça diferentes tipos de vidros usados na construção civil e suas aplicações!
Tipos de vidros utilizados na construção civil
A variação dos tipos de vidros utilizados na construção civil se dá pela sua composição. A quantidade de matérias-primas usadas varia de um para outro. Dentre elas, de alumina, cálcio, sílica, magnésio, sódio e potássio, por exemplo. Conheça abaixo alguns dos principais!
Vidro float
É frequentemente usado em janelas simples com caixilharia. É plano e muito comum. No geral, serve de base para a elaboração de outros vidros.
Vidro temperado
É mais seguro que o vidro comum, pois quando quebra torna-se pequenos pedacinhos. Assim, evita acidentes mais graves. Isso, sem contar que também é mais resistente. Além disso, consegue suportar uma grande variação de temperatura, que chega a 200 °C e é mais resistente à flexão.
Para que tudo isso seja viável, o vidro passa por um processo semelhante ao que é feito com o aço e que, no caso do vidro, é chamado de têmpera.
Resumidamente, ele é aquecido a uma temperatura muito alta, que gira em torno de 650 °C a 700 °C. Na sequência, ele é rapidamente resfriado. Isso leva o vidro a ter as características citadas.
Embora seja super seguro, há uma limitação nos vidros temperados. Diferentemente do ccomum, que é possível, por exemplo, fazer um orifício ou recorte interno, o vidro temperado não permite isso. Assim, se a pessoa quiser um vidro temperado com um detalhe especial, o recorte tem que ser feito antes da temperagem.
Vidro aramado
Assim como o nome sugere, no interior do vidro aramado há uma tela de arame. Essa tela é a responsável por dar maior resistência ao vidro, mas também acaba afetando a sua transparência e resulta em um aspecto quadriculado no vidro. Dessa forma, acaba não sendo omais adequado para projetos que requerem total transparência, por exemplo.
Vidro laminado
É considerado o mais resistente, pois conta com duas placas de vidro que entre elas contam com uma película plástica. O polivinil butiral (PVB) evita estilhaços pela casa, caso o vidro seja quebrado, pois os cacos ficam presos à placa plástica. Assim como o temperado, esse tipo de vidro é muito usado em estruturas.
Viu quantas alternativas importantes e interessantes existem? Esses são apenas alguns dos tipos de vidros utilizados na construção civil. Há também os coloridos, que são usados nos blocos de vidro. Conheça!