As tachas de vidro são elementos usados para delimitar rodovias e outros locais como estacionamentos e entradas de lojas. Se trata de um bloco de vidro, normalmente temperado, maciço. Esse bloco, possui um elemento refletivo encrostado em seu cerne, de forma que sempre que uma luz é aplicada sobre ele, ela é refletida na mesma direção de volta. São basicamente aquelas luzinhas que você vê na estrada quando dirige a noite.
Neste texto, vamos falar sobre as propriedades constitutivas do vidro e sobre como as tachas de vidro são feitas. Não é um processo simples, mas é de fácil compreensão a forma que funciona para ser formado o vidro. Vamos explicar etapa por etapa do processo e tentar esclarecer as possíveis dúvidas sobre este.
Os materiais que compõem as tachas de vidro
A fórmula mais comum do vidro contém areia de sílica, sódio e cálcio. Mas não é apenas disso que o vidro é feito. Além destes materiais também ocorre a inclusão de magnésio, alumina e potássio, todos encontrados na natureza de forma fácil. A proporção de cada material em relação aos outros pode variar. Mas normalmente a composição é 72% de areia, 14% de sódio, 9% de cálcio e 4% de magnésio. Alumina e potássio são incluídos apenas em alguns casos. Estes materiais precisam ser processados para garantir que não há impurezas no meio, pois caso haja, a mistura não funciona.
A mistura e cozimento
É feita a mistura e ela é colocada em um forno industrial que pode chegar a temperaturas próximas de 1600*C, ela fica neste forno até se tornar um líquido viscoso. Enquanto o vidro está liquido, é dado a ele o formato que ele terá quando duro. No caso das tachas, normalmente círculos ou retângulos maciços. Após se dar o formato para o vidro, ele é levado para a câmara de resfriamento, onde sua temperatura é abaixada até cerca de 250*C. Assim, o vidro endurece e toma as propriedades da maneira que o conhecemos.
O material refletivo das tachas de vidro
O material pode ser um plástico encrustado no vidro ou um adesivo colado pelo lado de fora. Esse tipo de material é feito através de um elemento específico que é capaz de absorver a luz refletida nele e emitir essa mesma luz em ocasiões em que há pouca iluminação. Na sua composição, existem cores fluorescentes justamente para que esse processo de refletir a luz ocorra. Além do mais, existem nele ‘’fragmentos’’ de vidro, que ajudam nesse efeito sempre que incidir sobre um feixe de luz. Normalmente, a cor mais usada do adesivo refletivo é prata, porém, existem outras opções como laranja e amarelo.
Conclusão
Neste texto você pôde compreender toda a composição da taxa de vidro e como ela é feita. Temos outros textos que apresentam sua usabilidade e benefícios do uso, caos você tenha dúvidas a respeito. E caso você esteja pensando em adquirir tachas de vidro, saiba que aqui na Prismatic você encontra as melhores do mercado por um valor ótimo.