Acredita-se que o vidro esteja entre nós há pelo menos 7 mil anos.
Ele é um dos materiais mais queridos e versáteis do mundo.
Ainda assim, uma aura de mistério e dúvida ronda esse material; poucas pessoas acreditam quando dizemos que o vidro pode ser tão resistente quanto outros materiais.
Se estamos falando de uma estrutura diferente, como uma telha de vidro, então, a desinformação é ainda maior.
Com isso em mente, decidimos preparar um breve texto explicando o processo de fabricação não apenas do vidro, mas também das telhas de vidro; se você acredita que o vidro é um material frágil, continue lendo e descubra a força desse material.
COMPOSIÇÃO BÁSICA
Existem vários tipos de vidro no mercado.
A maior parte deles é feito a partir de areia, calcário, carbonato de sódio, óxido de alumínio e corante (ou descorante, em alguns casos).
A proporção de cada matéria-prima varia conforme o tipo de vidro que será criado.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Primeiro, coloca-se toda a matéria-prima mencionada acima em um misturador.
Na sequência, leva-se a mistura resultante até um forno, onde ocorrerá a fusão de todos os elementos; o segredo para que o vidro seja criado é o calor, portanto é natural que a temperatura do forno em questão seja altíssima.
Após passar algum tempo no forno, eis que surge o vidro em sua forma bruta.
Feito isso, é hora de levar o vidro (ainda quente) para uma forma; quando ele ainda está quente, é possível manuseá-lo e moldá-lo.
No caso das telhas de vidro, ele é colocado em uma das formas correspondentes; se a empresa almeja uma telha romana, o vidro é colocado em uma forma equivalente e assim por diante.
Uma vez colocado na forma, o vidro precisa resfriar para que ele solidifique em um determinado formato; na maior parte dos casos esse resfriamento é feito de forma lenta e natural, para que a peça se torne mais resistente.
O processo mencionado acima dá origem a um produto belo e versátil, que pode ser usado em áreas internas ou externas, pequenas ou grandes.
Vale ressaltar, contudo, que apesar de esse ser o processo “básico” de fabricação, há certas nuances características de cada tipo de vidro; o vidro temperado, por exemplo, pode ser submetido a um tratamento de têmpera, no qual ele é resfriado bruscamente e assim por diante.
VANTAGENS DAS TELHAS DE VIDRO
Quando falamos especificamente das telhas de vidro, algumas de suas principais vantagens são:
Altíssimo índice de transparência; superior a 85%
- Resistência a choques térmicos de até 60ºC
- Resistência a fogo superior a 400ºC
- Boa durabilidade; sua aparência permanece inalterada com o passar dos anos.
PRISMATIC: ESPECIALISTA EM VIDRO
Atualmente a Prismatic comercializa 19 tipos diferentes de telha de vidro.
Não à toa, somos líder de mercado nesse segmento.
Sendo assim, não hesite em nos procurar se estiver pensando em investir nesse tipo de estrutura para sua casa ou empresa.