Vidro laminado: conheça seu projeto de produção

18.06
Categorias:

Vidro laminado

Você conhece o vidro laminado? É um tipo de vidro composto por duas lâminas fortemente interligadas por uma camada de PBV, EVA ou alguma outra resina.

Essa película entre os vidros é o que garante ao laminado a propriedade de indevassável – já que, em caso de quebra do vidro, os fragmentos ficam retidos à película plástica intermediária.

É um vidro muito usado na segurança de casas e edifícios por essa vantagem de ser “inquebrável”. O vidro laminado é geralmente utilizado em projetos que exigem uma maior resistência do material como: pisos, escadas, guarda-corpos, visores de piscinas e coberturas.

Processo de produção do vidro laminado

Primeiramente, o vidro é preparado. Ele é feito de uma mistura de sílica, barrilha ou soda e calcário. Estes materiais são primeiramente triturados, transformados em pó e depois são misturados e levados ao forno.

No forno eles formam um material viscoso, facilmente manipulável que é o vidro ainda em forma líquida. Ainda liquido, é dado a forma ao vidro,

Depois disso é feito o corte das lâminas e o acabamento das bordas, aqui já temos o vidro tradicional que conhecemos. A seguir, vem a parte da higienização do vidro, ela é feita para que a adesão ocorra de forma correta.

Montagem do vidro laminado

Agora vem a parte complicada, para fazer a montagem do vidro o ambiente precisa estar devidamente higienizado e caso o material usado seja PBV o ambiente precisa usar desumidificador e ter a temperatura controlada.

Também é preciso fazer a selagem das bordas do vidro para que ocorra a eliminação de possível ar entre as lâminas, sendo possível fazer por vácuo por bolsa, anel de silicone ou rolos pressores.

O término do processo de fabricação ocorre por uso de pressão negativa ou positiva, sendo que quando usado o PVB pode ser concluído através do processo de pressão positiva e também do tempo através da autoclavagem.

Já quando usado o EVA, é preciso que se possua uma estufa específica com seu próprio sistema de vácuo e de aquecimento e resfriamento. Por fim, o vidro passa por uma inspeção técnica que analisa se ele concorda com as normas vigentes e pode ser repassado para fornecedores.

Conclusão

Como você pode conhecer a partir deste post, os vidros laminados passam por um complexo processo de produção como vocês podem ver, mas isso é o que os torna mais seguros do que os vidros comuns.

Certamente vale a pena investir um dinheiro a mais para ter sua casa segura, principalmente se você reside em grandes centros urbanos, onde a violência é mais acentuada.

Se você está fazendo um projeto e quer colocar vidro laminado em sua casa, saiba que a Prismatic trabalha com vidros de qualidade por um valor acessível. Venha conhecer nossos produtos e fazer um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.