Vivemos tempos perigosos e angustiantes.
Algumas das maiores potências do planeta, tal qual Estados Unidos e Brasil (sim, infelizmente fazemos parte dessa lista) tem sistematicamente negado os efeitos do aquecimento global e abolido normas de controle ambiental.
Pavoroso, sem sombra de dúvidas.
Ainda assim, nem tudo está perdido; por mais que boa parte de nossos governantes estejam agindo de forma inescrupulosa e sacrificando o meio-ambiente em função do lucro, se cada um de nós fizer a sua parte, por mais ínfima que ela seja, ainda há tempo de reverter esse cenário.
Se você gostaria de ajudar mas não sabe por onde começar, faça o básico; recicle o vidro, por exemplo. Essa pode até parecer uma atitude insignificante, mas os benefícios que ela trará são gigantescos.
Não acredita? Então confira abaixo alguns dos impactos que a reciclagem do vidro tem por sobre o meio-ambiente.
PRIMEIRO MOTIVO: ALÍVIO DOS ATERROS
O vidro não é um material biodegradável. Logo, ele não se decompõe com facilidade, permanecendo cerca de dez mil anos na natureza.
Não, você não leu errado; são realmente dez mil anos.
Por isso, é preciso descartar o lixo corretamente; não jogue vidro no lixo comum.
Ao descartar o vidro corretamente você não estará apenas reduzindo a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros, mas também garantindo que ele ganhe nova vida no futuro, haja vista que o índice de reaproveitamento desse material é de 100%.
SEGUNDO MOTIVO: ECONOMIA DE ENERGIA E MATÉRIA-PRIMA
Reciclar uma tonelada de vidro gasta cerca de 30% da energia que seria necessária para fabricar essa mesma quantidade de material. Sendo assim, com a mesma quantidade de energia que se usaria para fabricar 1 tonelada de vidro é possível reciclar cerca de 3,2 toneladas.
TERCEIRO MOTIVO: PRESERVAÇÃO DE RIOS E MATA
Para fabricar vidro é preciso de areia.
Tal areia costuma ser extraída de rios.
A extração, quando ocorre em grandes quantidades, provoca erosões, assoreamento e outros males.
Logo, por meio da reciclagem é possível diminuir a quantidade de areia que se extrai dos rios, o que ajuda a preservá-los, assim como as matas que o circundam.
NA DÚVIDA, PROCURE SEMPRE UM ESPECIALISTA!
O vidro é um material que pode ser tanto maravilhoso como horroroso; se você souber usá-lo e descartá-lo, ele trará apenas benefícios a você e ao meio-ambiente; se você não utilizá-lo de forma responsável, estará jogando dinheiro fora e ainda agredindo o planeta e prejudicando o seu futuro.
Nosso conselho, portanto, é que você busque sempre o auxílio de empresas especializadas nesse tipo de material, que trabalhe com consciência e responsabilidade, como a Prismatic, por exemplo, que há mais de 50 anos fabrica os mais variados tipos de estrutura de vidro, tal qual blocos, telhas, cubas, cobogós e até taxas refletivas.