Há certo debate acerca de qual tipo de telha merece o título de mais resistente.
Também, pudera; nunca houve uma oferta tão grande de telhas no mercado. Hoje, se você quer construir ou reformar, precisa escolher entre incontáveis tipos de telha.
Para ajudá-lo, a equipe da Prismatic irá listar abaixo alguns dos tipos mais resistentes de telha e falar um pouco sobre as suas principais vantagens e desvantagens.
TELHA PET
Algumas pessoas surpreendem-se ao descobrir que esse é um dos tipos mais resistentes de telha; para elas, é simplesmente impossível que o material utilizado em garrafas de refrigerante e/ou afins possa dar origem a uma estrutura resistente, que pode ser colocada na parte superior de uma edificação para protegê-la.
Contudo, por mais estranho que isso possa parecer, isso é uma realidade; as garrafas PET, ao serem recicladas, podem ser transformadas em telhas resistente (inclusive a altas temperaturas), leves e acessíveis.
TELHA GALVANIZADA
Esse tipo de telha é resistente a medida que seu exterior é revestido por uma liga de alumínio e zinco, que a protege de corrosões e alterações climáticas.
Esse tipo de telha é bastante usada em galpões, fábricas e afins, porém ela possui alguns pormenores: ela oferece um baixo nível de isolamento acústico e faz muito barulho em dias de chuva.
TELHA DE POLICARBONATO
A telha de policarbonato é leve, translúcida, fácil de manusear e possui alta resistência a impactos — há quem diga que elas são até inquebráveis.
Perfeito, não é mesmo?
Depende; se você quer tranquilidade e silêncio, talvez essa não seja a telha ideal para você. Nos dias chuvosos, elas não são tão agradáveis; assim como ocorre com a telha galvanizada, os pingos d’água fazem muito barulho ao se chocar com essa telha.
TELHA DE VIDRO
Se você se surpreendeu por ver as telhas de vidro por aqui, é porque elas carregam um certo estigma de ser um material frágil, suscetível à quebra.
Aqueles que acompanham nosso blog, no entanto, sabem que isso não é verdade; o vidro pode ser submetido a uma série de processos, como a têmpera ou a laminação, por exemplo, que aumentam significativamente a sua resistência, tornando-o adequado inclusive para a fabricação de estruturas que requerem resistência, tal qual a telha.
Sem dúvida, as telhas de vidro são interessantes a medida que oferecem não apenas resistência mecânica considerável, mas também resistência térmica; elas são capazes de suportar até mesmo variações bruscas de temperatura.
Outro ponto interessante das telhas de vidro é o fato de que elas combinam a translucidez da telha PET e/ou policarbonato e a resistência da telha galvanizada sem um de seus maiores defeitos: o barulho — em dias de chuva esse tipo de telha é infinitamente mais silencioso e agradável.
Ainda sobre as telhas de vidro, não se esqueça: se quiser conhecer mais acerca desse tipo de estrutura ou mesmo adquirí-la, fale com a equipe da Prismatic!